• Água de aveia

Água de aveia

Deliciosa bebida refrescante com elevado teor em fibra

A água de aveia é uma bebida muito simples de preparar. Acrescentar este pequeno hábito à tua rotina diária trará inúmeros benefícios, acompanhado sempre de uma dieta saudável e exercício físico*.

Esta bebida é muito comum na América Latina e, cada vez mais, encontra-se nas lojas e nas despensas dos lares europeus. Quer seja como um bom hábito a acrescentar ao teu dia a dia, dentro de uma rotina para desportistas, quer seja para cuidar da linha. Esta bebida, acompanhada de uma dieta saudável e exercício físico, trará muitos benefícios.

Na verdade, diversos estudos científicos, tal como a investigação realizada pela Universidade de Loughborough**, asseguram que os atletas que ingerem carboidratos complexos ao pequeno-almoço (como o da aveia) queimam mais gorduras ao longo do dia do que aqueles desportistas que consomem carboidratos simples. Devidos às suas características especiais, nos últimos anos a água de aveia tornou-se moda sendo esta geralmente incluída em determinadas dietas tendo ainda em conta que a aveia pode favorecer a digestão pelo seu reconhecido teor em fibras***.

Hoje queremos desvendar-te o segredo de uma receita muito fácil de preparar e que, graças aos benefícios da aveia Quaker®, irá ajudar-te a tirar o máximo proveito dos teus dias.

Ingredientes

  • Uma Chávena de Quaker® Flocos de Aveia
  • 3 litros de água
  • Um pau de canela

Conselhos

  1. Se desejares um toque de sabor adicional, acrescenta canela à água de aveia.
  2. Tomar bem gelada

Preparação

  1. Coloca a aveia no copo da liquidificadora e adiciona uma quantidade de água suficiente de modo a cobrir todos os flocos. Tritura até a mistura ficar perfeitamente triturada.
  2. A seguir, derrama o resto da água dentro de uma panela, adiciona a mistura de aveia e deixa ferver.
  3. Quando atingir o ponto de ebulição, deixa ao lume durante cerca de 3 a 5 minutos. Passado esse tempo, desliga o fogão.
  4. Se quiseres dar um toque de sabor a canela, introduz agora o pau na água. Deixa repousar uns minutos até esfriar.
  5. Por fim, coa a bebida com a ajuda de um coador e conserva a água de aveia no frigorífico.
  6. Beber bem gelada!

* O consumo de betaglucanos, presentes na aveia, previne o aumento de glicose no sangue após as refeições, se forem consumidos no mínimo 3 g de betaglucanos, teor numa porção de 40 g de aveia. Além disso, os betaglucanos contribuem para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Cada porção (40 g) contém cerca de 47% dos 3 g de betaglucanos sugeridos por dia. As doenças coronárias têm múltiplos fatores de risco e alterar um destes fatores pode ter ou não efeitos positivos. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 de 16/05/2012.

** Evidence of disturbed sleep and mood state in well-trained athletes during short-term intensified training with and without a high carbohydrate nutritional intervention. School of Sport, Exercise and Health Sciences, Loughborough University, UK. Agosto 2015.

*** A fibra da aveia contribui para o aumento do bolo fecal e, com isso, para um sistema digestivo saudável. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 of 16/05/2012.