• Papas de aveia com um toque de canela

Papas de aveia com um toque de canela

O pequeno-almoço da moda

Algo tão simples e nutritivo como misturar flocos de aveia e um pouco de água ou leite é suficiente para criar o pequeno-almoço da moda: as papas de aveia. Esta receita de origem inglesa é um dos pequenos-almoços mais comuns em terras saxónias e, embora tenha passado despercebida durante tantos anos, está agora mais no auge que nunca. De certeza que já ouviste falar delas e já deves ter visto muitas imagens no Instagram, protagonista de canais muito visitados.

Os motivos são dois: o primeiro e mais importante é que o seu ingrediente principal é a aveia e, por isso, é uma excelente forma de consumi-la ao pequeno-almoço e inclui-la na nossa dieta. Esta receita, tão simples e fácil de preparar, é uma boa forma de iniciares as manhãs com energia. O segundo é que as diferentes misturas, com frutas e produtos da época, fazem com que as versões desta receita sejam intermináveis, ao mesmo tempo coloridas e vistosas, fornecendo ao Instagram e aos blogues da atualidade apetitosas fotografias com diferentes variantes das papas de aveia tradicionais.

Se também quiseres juntares-te à moda das papas de aveia e começares as tuas manhãs com força, Quaker® ensina-te como elaborar a tua receita de forma rápida e simples.

Ingredientes

  • 4 colheres de Flocos de aveia Quaker
  • 1 copo de água ou leite
  • Canela

Conselhos

  1. Se optares pelo leite, podes preparar as tuas papas de aveia com a tua variedade preferida: de amêndoas, de vaca, de soja…
  2. Mistura as suas papas de aveia com fruta, frutos secos, mel ou compota. Além de obteres um prato muito atraente para o Instagram, obterás uma receita deliciosa, variada e ideal para começar o dia com energia.

Preparação

  1. Coloca a água ou o leite num tacho a aquecer.
  2. Quando começar a ferver, adiciona os flocos de aveia e deixa cozer muito lentamente durante dois minutos.
  3. Depois do líquido evaporar-se e ficar numa papa um tanto granulosa, deixa repousar durante um minuto.
  4. Também é possível prepará-los no micro-ondas, misturando os flocos de aveia e a água numa tigela e aquecendo-os no micro-ondas durante 2 minutos. Retira e deixa repousar.
  5. Experimenta!
  6. Adiciona um toque de canela a gosto

* O consumo de betaglucanos, presentes na aveia, previne o aumento de glicose no sangue após as refeições, se forem consumidos no mínimo 3 g de betaglucanos, teor numa porção de 40 g de aveia. Além disso, os betaglucanos contribuem para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Cada porção (40 g) contém cerca de 47% dos 3 g de betaglucanos sugeridos por dia. As doenças coronárias têm múltiplos fatores de risco e alterar um destes fatores pode ter ou não efeitos positivos. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 de 16/05/2012.

** Evidence of disturbed sleep and mood state in well-trained athletes during short-term intensified training with and without a high carbohydrate nutritional intervention. School of Sport, Exercise and Health Sciences, Loughborough University, UK. Agosto 2015.

*** A fibra da aveia contribui para o aumento do bolo fecal e, com isso, para um sistema digestivo saudável. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 of 16/05/2012.