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A importância de cuidar do colesterol

5 conselhos para reduzir o colesterol

O colesterol é uma substância gordurosa natural presente em todas as células do corpo humano, essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. O colesterol é essencial para o bom funcionamento do fluxo nas paredes de todas as células. O HDL-colesterol, ou "colesterol bom", recolhe a gordura das artérias e leva-a para o fígado para ser eliminada. Altos níveis de colesterol bom e baixos níveis de colesterol mau favorecem a saúde cardiovascular. A sua presença, além disso, participa na produção de vitamina D, ajudando a proteger a pele, e intervém na formação de certas hormonas, como a tiroide, ou das hormonas sexuais.

Mas como já sabes, nem todo colesterol é bom para o nosso corpo. Altos níveis de colesterol LDL, ou "colesterol mau", no sangue podem obstruir os vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças coronárias. Portanto, e porque uma das suas causas é a herança familiar, é muito importante realizar verificações periódicas e prestar atenção à nossa alimentação, bem como ter um estilo de vida saudável que evite o sedentarismo e inclua atividade física várias vezes por semana.

Na Quaker®, queremos falar-te de 5 pontos sobre como ajudar a prevenir e reduzir o colesterol mau no nosso organismo:

  1. Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos: Existem várias razões que podem contribuir para aumentar o colesterol no sangue, e a alimentação é uma delas. Mantém uma dieta saudável e equilibrada em que predominem os produtos com baixo teor de gorduras. Entre elas, evita tanto quanto possível as gorduras saturadas que estão presentes, principalmente em produtos lácteos inteiros, enchidos e doçaria.
  2. Aumenta o consumo de gorduras saudáveis: As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas são muito necessárias numa dieta equilibrada, e encontram-se em alimentos como frutos secos, peixe azul (que também contém ómega 3) e óleos de sementes (com ómega 6).
  3. Aumenta a atividade física: Levar um estilo de vida saudável e ativo, além de proporcionar múltiplos benefícios ao nível físico e mental, também ajuda a reduzir o risco de ter colesterol alto.
  4. Deixa de fumar: O consumo de tabaco tem riscos óbvios para a saúde. E não só relacionados com os pulmões e o sistema respiratório, mas também com o sistema cardiovascular. Em geral, os fumadores têm níveis mais altos de colesterol mau e níveis mais baixos de colesterol bom, o que pode favorecer o risco de ataques cardíacos e outras doenças cardíacas.
  5. O consumo de aveia pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. A aveia é um cereal saudável porque tem beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel cujo consumo, na quantidade diária recomendada*, favorece o controlo dos níveis de glicose no sangue, assim como a redução dos níveis de colesterol.**

    Na Quaker®, trabalhamos com a aveia há mais de 130 anos, para te trazer todos os benefícios deste cereal e dando conselhos para que possas desfrutar de um estilo de vida mais saudável. Se quiseres descobrir diferentes ideias para usar a aveia nas tuas refeições, não te esqueça de visitar a nossa secção de receitas.

    *O consumo de beta-glucanos da aveia contribui para a redução da glicose no sangue após as refeições se se consumirem pelo menos 3 g de beta-glucanos contidos numa dose de 40 g de aveia

    ** Contribuição dos beta-glucanos na manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. Cada dose (40 g) contém 47% dos 3 g de beta-glucanos diários necessários.