• Bolachas crocantes com aveia

Bolachas crocantes com aveia

Descobre-as, prepara-as e desfruta de um lanche crocante e saboroso!

As bolachas, e especialmente as de aveia, são uma das grandes fraquezas dos apaixonados por pastelaria. São muito fácies de preparar e impregnam as nossas cozinhas com o seu característico aroma a “biscoito acabado de sair do forno”.

Quaker® propõe-te esta receita simples e prática, uma vez que podes preparar estas deliciosas bolachas e guardá-las para as comer quando quiseres. Mas não te esqueças de guardá-las num recipiente hermético para as manter crocantes como no primeiro dia.

Ingredientes

  • 150 gramas de Cruesli® Frutos secos
  • 60 gramas de passas
  • 25 gramas de coco ralado
  • 50 gramas de sementes de linhaça
  • 100 gramas de manteiga a temperatura ambiente
  • 70 gramas de passas
  • 1 ovo
  • Uma pitada de sal

Conselhos

  1. Receita ideal para o pequeno almoço, embora seja também um bom aperitivo ou snack entre refeições.
  2. Se necessário, podes amassar a mistura com as mãos para que fique mais uniforme.
  3. Se não fores grande fã de passas, podes substitui-las por pinhões, damascos ou pistácios. Depende do gosto de cada um!

Preparação

  1. Preaquece o forno a 190º.
  2. Bate a manteiga num recipiente até obter uma textura cremosa.
  3. Acrescenta à mistura anterior o ovo e um pouco de sal.
  4. Acrescenta os ingredientes restantes na mesma tigela e continua a envolver até ficar tudo bem misturado.
  5. A seguir, faz bolinhas com a mistura e coloca-as numa forma para o forno sobre o papel vegetal.
  6. Leva ao forno durante 15 minutos e, em seguida, deixa arrefecer sobre uma grelha.
  7. E… desfruta das tuas bolachas crocantes com aveia!

* O consumo de betaglucanos, presentes na aveia, previne o aumento de glicose no sangue após as refeições, se forem consumidos no mínimo 3 g de betaglucanos, teor numa porção de 40 g de aveia. Além disso, os betaglucanos contribuem para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Cada porção (40 g) contém cerca de 47% dos 3 g de betaglucanos sugeridos por dia. As doenças coronárias têm múltiplos fatores de risco e alterar um destes fatores pode ter ou não efeitos positivos. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 de 16/05/2012.

** Evidence of disturbed sleep and mood state in well-trained athletes during short-term intensified training with and without a high carbohydrate nutritional intervention. School of Sport, Exercise and Health Sciences, Loughborough University, UK. Agosto 2015.

*** A fibra da aveia contribui para o aumento do bolo fecal e, com isso, para um sistema digestivo saudável. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 of 16/05/2012.