• Barras de aveia e chocolate

Barras de aveia e chocolate

Desfruta de uma pequena refeição rica e com todos os benefícios da aveia: delicioso chocolate branco e aveia em barras, perfeitas para desfrutar em qualquer lugar e momento do dia.

Ingredientes

  • 250 gramas de flocos de aveia Quaker
  • Uma tablete de chocolate branco para sobremesas.
  • 100 gramas de açúcar mascavado
  • 80 ml de mel
  • 50 gramas de manteiga

Preparação

  1. Em lume brando, mistura num tacho o açúcar mascavado, o mel e 40 gramas de manteiga. Mexe até a manteiga derreter-se totalmente.
  2. Retira do lume e introduz a aveia, misturando bem a massa toda.
  3. Entretanto, derrete o chocolate branco em banho-maria e derrama-o sobre um tabuleiro retangular previamente forrado com papel de cozinha.
  4. Acrescenta a mistura à forma e estende com uma colher ou espátula para ficar bem misturada.
  5. Coloca no frigorífico durante pelo menos duas horas.
  6. Corta a mistura, quando estiver sólida, em forma de barras.

* O consumo de betaglucanos, presentes na aveia, previne o aumento de glicose no sangue após as refeições, se forem consumidos no mínimo 3 g de betaglucanos, teor numa porção de 40 g de aveia. Além disso, os betaglucanos contribuem para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Cada porção (40 g) contém cerca de 47% dos 3 g de betaglucanos sugeridos por dia. As doenças coronárias têm múltiplos fatores de risco e alterar um destes fatores pode ter ou não efeitos positivos. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 de 16/05/2012.

** Evidence of disturbed sleep and mood state in well-trained athletes during short-term intensified training with and without a high carbohydrate nutritional intervention. School of Sport, Exercise and Health Sciences, Loughborough University, UK. Agosto 2015.

*** A fibra da aveia contribui para o aumento do bolo fecal e, com isso, para um sistema digestivo saudável. Aprovado pelo Regulamento da Comissão (UE) 432/2012 of 16/05/2012.