Estilo de vida

Os betaglucanos da aveia

Os beta-glucanos da aveia

Saber mais sobre os benefícios do ingrediente funcional da aveia

Já falámos em diversas ocasiões sobre os benefícios da aveia e sobre os mitos e verdades que existem em seu redor. Hoje em dia, a aveia já é percebida pelos espanhóis como o cereal com as propriedades nutricionais mais benéficas para a saúde. Isso é demonstrado por um estudo da Quaker®, preparado pela Ipsos (2015), para uma amostra de 1200 pessoas. Entre os seus benefícios, o consumo deste cereal pode contribuir para um sistema digestivo saudável, fornecer-nos energia e agir sobre o nosso corpo, ajudando a manter os níveis de colesterol.

É impressionante, portanto, que um dos componentes que ajudam a manter o nível de colesterol seja ainda pouco conhecido. Estamos a falar dos beta-glucanos, o componente funcional da aveia.

Os beta-glucanos são um tipo de fibra solúvel, mais tecnicamente um polissacarídeo, naturalmente presente no farelo de alguns cereais. Vários estudos demonstraram que o seu consumo, através dos diferentes alimentos que os contêm, pode proporcionar alguns benefícios ao nosso organismo, se tomados nas medidas recomendadas:

  1. Os beta-glucanos ajudam a reduzir a absorção de glicose, regulando a glicemia no sangue*.
  2. Consumo de beta-glucanos, como parte de uma dieta sã e equilibrada e de um estilo de vida saudável, pode ajudar a reduzir os níveis normais de colesterol, favorecendo um correto funcionamento do sistema cardiovascular.
  3. A consequente redução do colesterol ajuda a prevenir o aparecimento das doenças derivadas da acumulação de gordura ou colesterol nas artérias do nosso organismo
  4. Os beta-glucanos são um tipo de fibra solúvel. Aveia é rica em fibra, pelo que o seu consumo favorece o bom trânsito intestinal e ajuda a manter um sistema digestivo saudável.

Entre os diferentes alimentos que contêm beta-glucanos, a aveia é um dos mais populares e fáceis de encontrar no nosso país, podendo-se usá-la para a preparação de uma grande variedade de receitas. Uma tigela de aveia (cerca de 40 g) contém a quantidade suficiente de beta-glucanos para manter o nível do colesterol**, se consumida regularmente e como parte de uma dieta variada e equilibrada e um estilo de vida saudável.

*O consumo de beta-glucanos da aveia contribui para a redução da glicose no sangue após as refeições, se forem consumidos, no mínimo, 3 g de beta-glucanos, o teor de uma dose de 40 g de aveia. 

** Contribuição dos beta-glucanos na manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. Cada dose (40 g) contém 47% dos 3 g de beta-glucanos diários necessários.