O decálogo do bom pequeno-almoço

O decálogo do bom pequeno-almoço

10 pontos-chave para um pequeno almoço saudável

De que se deve compor?

A eterna pergunta: o que devemos incluir no nosso pequeno-almoço? Os especialistas da Quaker® esclarecem. O pequeno-almoço deve conter hidratos de carbono - de preferência de absorção lenta, como os fornecidos por cereais integrais - proteínas, como as fornecidas por frutos secos, ovos, carnes magras (frango ou peru), queijo fresco ou seus assemelhados vegetais, fibra (normalmente de frutas ou de cereais integrais) e vitaminas e minerais - como os presentes no leite, leites vegetais, grãos cereais integrais e sobretudo em frutas e legumes, frutos secos, flocos de aveia ou granola, entre outros.

Devemos reservar algum tempo para tomar o pequeno-almoço?

A opinião dos especialistas é que sim. Em geral, para qualquer refeição é importante ter tempo e não engolir os alimentos à pressa, para contribuir para uma boa digestão, mas no caso do pequeno-almoço, levantar cedo para preparar um bom pequeno-almoço e apreciá-lo tranquilamente é uma das melhores maneiras de começar o dia com energia.

É claro que o pequeno-almoço deve dar-nos energia, mas quanta?

De acordo com os especialistas, no pequeno-almoço deverá ingerir-se entre 20 e 25% da energia do dia. Ou seja, para um adulto com necessidades diárias médias de 2000 kcal, isso implicará cerca de 400 a 500 calorias, embora dependa muito do tipo de pessoa e da sua atividade diária. 

Em casa ou no trabalho?

Tradicionalmente, recomenda-se sempre tomar o pequeno-almoço em casa, porque temos mais tempo e maior acesso a diferentes alimentos e condimentos, além de que não é aconselhável sair de casa depois de tantas horas sem comer qualquer alimento, especialmente se o trajeto para o trabalho for longo. No entanto, há pessoas que se levantam sem fome ou que preferem dormir um pouco mais e tomar um bom pequeno-almoço no escritório. Afinal, o importante é tomar um pequeno-almoço completo o mais depressa possível.

Ser organizado ajuda a ter um bom pequeno-almoço

Uma opção que está cada vez mais na moda é preparar o pequeno-almoço na noite anterior, para evitar sair de casa sem nada no estômago por falta de tempo. Neste sentido, na Quaker® propomos aproveitar a versatilidade da aveia na cozinha para preparar o pequeno-almoço na noite anterior, seja fazendo uma papa ou um overnight com iogurte e guardando-o no frigorífico ou cozendo um biscoito no forno, por exemplo.

O pequeno-almoço é realmente uma refeição mais importante do dia? 

Não há evidências claras sobre essa alegação, mas o que os especialistas apontam é que um pequeno-almoço completo ajuda a controlar a ingestão de alimentos durante o dia. Além disso, o pequeno-almoço é um momento muito bom para ingerir fibras, pois muitos dos alimentos que comemos (cereais integrais como a aveia, fruta, etc.) têm-nas e, como os especialistas da Quaker® referem, se o pequeno-almoço for rico nesta substância isso ajudará o sistema digestivo e o corpo a funcionar adequadamente.

Quantidade ou qualidade?

Sempre qualidade. Um bom pequeno-almoço ajuda a evitar que cheguemos com demasiada fome à refeição seguinte ou que andemos a petiscar entre as refeições, mas nem por isso devemos comer sem freio. É melhor selecionar alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta. Por exemplo, cereais integrais como a aveia, pão feito com farinhas integrais, etc., que ajudam a manter a sensação de saciedade durante mais tempo, em vez de dar prioridade a uma quantidade maior de comida de pouca qualidade, uma vez que isso nos dá energia instantaneamente, mas teremos novamente fome ao fim de poucas horas.

Aproveitar para tomar o pequeno-almoço acompanhado

Embora tradicionalmente as refeições sejam um momento de família, com o ritmo de vida que temos atualmente há cada vez menos momentos que podemos partilhar com os nossos entes queridos, seja o nosso parceiro, filhos ou amigos. Por isso, uma boa maneira de passar tempo com os que nos são queridos, ao mesmo tempo que cuidamos da nossa saúde, é tomar o pequeno-almoço acompanhados: isso ajuda a melhorar o perfil nutricional; comemos mais devagar e, com isso, favorecemos a digestão, além de consolidarmos laços afetivos com a pessoa com quem partilhamos a mesa, entre outros. 

Liberta a tua criatividade desde manhã cedo

Um fator importante no momento de tomar o pequeno-almoço - e que muitas vezes não temos em conta - é a aparência do prato. Todos gostamos das fotografias Foodies das redes sociais e, embora não seja preciso ser um profissional, dedicar alguns minutos extra ao pequeno-almoço para que seja visualmente apetecível e saudável ajudará a tomá-lo com mais entusiasmo.  

A falta de tempo não é desculpa

Para aqueles que se desculpam com a falta de tempo de manhã e ou a preguiça à noite, a Quaker® propõe preparar um batido com aveia para começar o dia com energia e com a garantia de ajudar no cuidado da nossa saúde, já que uma tigela de 40 g de aveia por dia contém 47% dos beta-glucanos necessários por dia para reduzir o nosso nível de colesterol no sangue.