Aveia, um combustível ideal para o seu treno

Aveia, um combustível ideal para o seu treino

Conselhos nutricionais para a prática do exercício

O verão acabou e a nossa agenda está cheia de compromissos para o regresso à realidade. Entre eles, é o momento de recuperar a nossa rotina saudável com a realização habitual de exercício e enfrentar assim os excessos do verão. Vamos queimar calorias!

Mas antes de pôr os músculos a trabalhar, recomendamos que prestes atenção à tua dieta. O consumo de alguns alimentos proporciona-te uma contribuição adicional de energia que pode ajudar a recuperar o teu ritmo habitual. Na Quaker®, encorajamos-te a tomar nota destes conselhos nutricionais que podes aplicar durante a prática do exercício e, assim, tirar o máximo proveito do teu treino:

  1. A comer, mas sem excessos: cuidar da nossa alimentação é muito importante termos uma sessão de exercícios de qualidade. Mas não exageres antes de começar o teu treino. Tenta comer entre uma e duas horas antes, para poderes digerir os alimentos corretamente e evita as refeições copiosas que podem levar a uma digestão mais lenta.
  2. Consome alimentos ricos em hidratos de carbono. Produtos como pão, massas, arroz ou outros alimentos à base de cereais tornam-se uma boa escolha, sendo ricos em hidratos de carbono que fornecem energia ao nosso corpo.
  3. Adiciona a aveia à tua dieta. Entre os cereais, a aveia é um ingrediente importante na dieta dos desportistas e é frequentemente incluída nos seus batidos, pequenos-almoços e refeições. A aveia não é caracterizada apenas por ter hidratos de carbono*. Os beta-glucanos** da aveia podem contribuir para a saúde cardiovascular. Além disso, é um cereal com baixo teor de gorduras saturadas e contém vitaminas e minerais, como o magnésio*** e o ferro****, essenciais para a saúde muscular.
  4. Evita o consumo de gorduras saturadas. Alimentos com alto teor de gordura podem dificultar a digestão e é aconselhável fazer um consumo razoável destes na nossa dieta.
  5. Hidrata-te bem. Presta muita atenção à tua hidratação antes, durante e depois do treino. Leva uma garrafa de água sempre contigo para manteres o teu corpo bem hidratado. Se vais fazer exercício num local muito quente ou húmido, podes tomar, além da água, bebidas desportivas durante a prática do exercício.

Os batidos são uma opção ideal, porque podes prepará-los rapidamente com os ingredientes mais adequados ao teu treino: com aveia, legumes, lacticínios... A Quaker® dá-te algumas ideias de bebidas com aveia que podes consumir a qualquer hora do dia. Além disso, podes combinar o consumo de aveia com pedaços de frutas, para dar mais sabor e fornecer nutrientes ao teu prato. A banana, por exemplo, é boa pelo seu teor de potássio.
E se ainda não sabes que exercício é melhor para ti, a Quaker® dá-te algumas ideias para te juntares à vida ativa.
 
*O efeito benéfico dos hidratos de carbono é obtido com um consumo diário de 130 g de hidratos de carbono metabolizáveis de qualquer fonte.

** Contribuição dos beta-glucanos na manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. Cada dose (40 g) contém 47% dos 3 g de beta-glucanos diários necessários. 

*** 100 g de aveia contêm 114 mg de magnésio. Este mineral contribui para o funcionamento normal dos músculos, para manter o equilíbrio dos eletrólitos e para a manutenção dos ossos e dos dentes.